Hábitos para toda a vida

Alimentação saudável e exercícios regulares são ótimos aliados no prolongamento da vida

10-motivos-para-voce-adotar-habitos-saudaveis-6-69Imagine-se ingerindo uma simples pílula. Por fora ela é inofensiva, mas por dentro contém três genes que aumentam significativamente as chances de se passar dos 100 anos de idade – dois deles agem na produção do HDL. Enquanto os cientistas americanos tentam desenvolver e fazer testes em humanos para saber se esse remédio realmente funciona, a melhor forma de prolongar a vida é ter hábitos saudáveis e uma dinâmica de comportamento que se ajuste à família e à sociedade ao redor.

Por isso, cientistas suecos da Universidade de Lund desenvolveram um cardápio que tem o poder de prolongar o tempo de vida. Os ingredientes escolhidos têm inúmeras funções regulatórias, são anti-inflamatórios e também antioxidantes.

A lista inclui mingau com mirtilo e um toque de canela (café da manhã), um punhado de amêndoas e uvas – passas (lanche da manhã), salada de grãos de soja e uma fatia de pão integral (almoço), salada de frutas (lanche da tarde) e salmão escaldado com vegetais e risoto de arroz integral (jantar). Os estudiosos, entretanto, alertam: não basta adicionar apenas um desses alimentos à dieta, é preciso consumir vários deles de maneira combinada e constante.

Apenas uma alimentação saudável e o controle de uma rotina mais amena não são suficientes.

A prática de exercícios também é fundamental. Estudo publicado no British Medical Journal e realizado por pesquisadores do Hospital Universitário de Copenhague, na Dinamarca, detalha a redução do risco de mortalidade para quem treina corrida. Segundo o levantamento, quem corre se beneficia dos efeitos do treinamento e adquire hábitos mais saudáveis. “A pessoa se regula para dormir melhor, ajusta mais seus horários de treino, trabalho e alimentação”, afirma Cláudio Castilho, proprietário da assessoria esportiva Saúde e Performance. “E, acima de tudo, se sente disposta a vencer qualquer obstáculo do dia a dia com muita determinação.”

Além da corrida, quem faz caminhada, gosta de nadar ou anda de bicicleta (exercícios aeróbicos) melhora o sistema cardiorespiratório e apresenta redução no risco de aterosclerose (entupimento das artérias).

DENTRO DA EMPRESA

A ginástica laboral é uma das grandes aliadas da saúde dos colaboradores e da produtividade nas empresas. Em pouco mais de dez minutos de pausa é possível deixar a rotina de lado e se dedicar ao alongamento de pescoço, quadril, braços e pernas. As atividades são simples e podem fazer toda a diferença. Pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Ginástica Laboral e pelo Conselho Regional de Educação Física de São Paulo apontam a ginástica laboral como método para reduzir os índices de afastamento de funcionários por problemas de saúde.

No Complexo hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, há mais de um ano a direção resolveu inserir a prática para seus funcionários por queixas relacionadas ao sistema osteomuscular teve redução de 30%, de 2011 para 2012. “A ginástica laboral ajuda na reeducação postural, promove alívio do estresse, diminui o sedentarismo, aumenta a disposição e a consciência corporal, facilita a integração social, melhora o desempenho profissional e, sem dúvida, previne lesões e doenças por traumas cumulativos”, afirma Lúcia Helena, médica responsável pela Saúde Ocupacional do Hospital. “Apesar do método ser conhecido, na prática muitas empresas ainda desconhecem os benefícios que a atividade pode oferecer no hábito, comportamento e prolongamento da vida de seus colaboradores.”

Fonte: Revista LIDE Saúde e Bem-Estar, 01. jun. 2013, p. 56-60.

Deixe um comentário